
Algumas experiências pessoais minhas me fez enxergar o quão é difícil ser imparcial. Você é atraído, se apega ou cria determinadas ideias e ideologias, daí, alguém surge com uma ideia totalmente avessa ou levemente distorcida do que você acreditar ser o certo e a reação natural é defender com unhas e dentes aquilo que você julga ser o certo. Um erro que nós cometemos é não ponderar outras ideias e o pior: Agredir ideias contrárias como se as que nós acreditamos fossem totalmente absolutas.
Minhas experiências me mostraram e tem me mostrado que é necessário ponderar sim outras ideias e opiniões. É importante julgar tudo e compreender que podemos estar errados, que somente a imparcialidade pode nos fazer enxergar o certo ou o menos prejudicial.
A ideia da imparcialidade não pode se distanciar do senso crítico. Para ser imparcial é preciso pensar, é preciso questionar, é preciso romper com as ideias formuladas.
A imparcialidade tem um preço altíssimo que nem todos estão dispostos a pagar. Porém, aquele que assume o risco de ser imparcial, certamente vai entender que nem tudo aquilo que lhes fora ensinado é de fato uma verdade absoluta e que é possível sim compreender os anseios alheios.
EmoticonEmoticon