França, Mariana, tragédias e etc

Jesusmar Sousa 00:32
Existe aí uma discussão sobre tragédias recentes, uma que ocorreu no Brasil, em Minas Gerais envolvendo um incidente ambiental e outra em Paris, França, um atentado terrorista provocado pelo Estado Islâmico.

A discussão se baseia no fato que a mídia brasileira, assim como o mundo inteiro, voltou seus holofotes para a França, enquanto Minas Gerais parece estar esquecido. Existe uma discussão que envolve acusações de "antipatriotismo" por parte de quem se mobiliza em favor de Paris e aparentemente esquecem das mazelas do Brasil.

Não quero aqui defender nem um, nem outro. Se bem que quem me tem adicionado ao Facebook deve ter percebido que fiz duras críticas em relação a preocupação com a França e o esquecimento para com os nossos.

Porém, vamos deixar a parcialidade de lado e vamos aos fatos:

A verdade é que a mídia nacional e internacional só dá atenção para quem realmente tem o poder nas mãos ou fazem parte do "grupo do poder". 

Para você não dizer que estou sendo sensacionalista, no mês de abril desse ano o grupo radical islâmico Al-Qaeda invadiu uma universidade no Quênia e abriu fogo, matando um total de 147 pessoas.

Uma pergunta: Você soube desse ataque? Você viu alguém mudar cores de seu Facebook? Você viu os países da alta cúpula se mobilizarem? Para ser sincero eu nem soube desse ataque, até porque não sou muito de ler notícias. Isso prova que a mídia não deu tanta importância não é verdade?

Quando a França foi atacada, algumas horas depois lá estava Barack Obama declarando que o ataque contra a França foi um ataque contra a humanidade. Já que perguntar não ofende, o ataque a Quênia foi um ataque contra quem?

Claro que os franceses merecem nossa consternação, mas algo que temos que aprender é não andar pelo que a mídia nos vende. Infelizmente esses ataques são muito mais frequentes do que se imagina em países pobres, na África, por exemplo. Citei o Quênia por ter sido uma tragédia de proporções bem semelhantes.

Não é questão de escolher por quem se solidarizar, é questão de entender que não existem só franceses, só americanos, só alemães e etc. Existem outros países, outras vidas, que infelizmente na prática, não recebem o mesmo valor comparado a países de elite. 

Repito: Os franceses merecem sim nossa consternação. Mas o revoltante, o gritante, é saber que existem outros países, inclusive o Brasil, que sofrem muito mais, no nosso caso não com o terrorismo, e são esquecidos pelo mundo. 

Fica aqui o meu desabafo.



Jesusmar Sousa Teixeira  

Share this

Trazendo informações, bate-papo e dicas de concurso público.

Related Posts

Previous
Next Post »

1 comentários:

Write comentários
28 de dezembro de 2015 às 16:51 delete

Paz e graça!
JESUS É O SENHOR!

Não poderia jamais deixar de vir aqui para te desejar um FELIZ ANO NOVO,meu irmão.
Vou continuar torcendo por vc e por seu sucesso sempre.
Peço a Deus que te abençoe em todas as áreas de sua vida,que seu coração esteja sempre feliz pela alegria da salvação.
Em Cristo somos UM.
Vc é um vencedor e vai continuar vencendo todas as lutas e provações que forem necessárias na sua vida.DEUS SERÁ CONTIGO POR ONDE QUER QUE ANDARES.
És precioso para mim,IRMÃO.

Que seu viver revele ao mundo a pessoa do Senhor e que seu rosto brilhe intensamente por quer que fores,diante de todos,para que vejam a glória do Senhor na sua vida.Que vc sempre exale o bom perfume de Cristo.

Fiel abraço,amado irmão.

Reply
avatar
Blog Jesusmar Sousa. Tecnologia do Blogger.