GTA faz escavações no INCRA/Marabá em busca de restos mortais de guerrilheiros

Jesusmar Sousa 19:53
No Diário Online:
 
Foram iniciadas esta semana as últimas escavações programadas para este ano pelo Grupo de Trabalho Araguaia (GTA), equipe do governo federal responsável pelas buscas de restos mortais de guerrilheiros mortos nos anos 70 durante os combates com militares na região da divisa entre o Pará e o atual estado do Tocantins.

A equipe é formada por integrantes do Ministério da Defesa, Ministério da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos da presidência da República. Os trabalhos são acompanhados por familiares das vítimas, guerrilheiros sobreviventes e pelo Ministério Público Federal (MPF), por meio do procurador da República em Uruguaiana (RS) Ivan Cláudio Marx, que faz parte do grupo de trabalho da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão denominado Direito à Memória e à Verdade.

O procurador da República conta com o apoio da antropóloga no MPF Sandra Amenomori e de um consultor do MPF, Sérgio Francisco Monteiro da Silva, especialista em antropologia forense.
 
A quarta e última etapa de trabalho deste ano, programada para ser concluída no próximo dia 4, está centrada no cemitério de Xambioá (TO), foco principal da expedição por ser o local onde foram encontradas as duas únicas ossadas que confirmadamente são de guerrilheiros e outras que estão sob análise. A suspeita da equipe é que possam estar no cemitério mais de dez ossadas de guerrilheiros mortos no início dos conflitos.
 
Nesta terça-feira, também foram feitas escavações no terreno da antiga sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Marabá, onde um servidor aposentado da autarquia diz ter avistado um corpo ao escavar o local, em 2004.
 
As escavações são realizadas desde 2009 a partir de decisão da Justiça Federal. Em 2010, decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos também obrigou o Brasil a prestar esclarecimentos sobre as providências tomadas pelo Estado brasileiro para elucidar os assassinatos ocorridos durante o conflito. 

Fonte: Contraponto

Share this

Trazendo informações, bate-papo e dicas de concurso público.

Related Posts

Previous
Next Post »
Blog Jesusmar Sousa. Tecnologia do Blogger.